sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Os 100 Maiores Guitarristas de todos os tempos?

Hoje andando pela rua resolvi passar na banca para comprar a revista “Rolling Stone” desse mês (nº65). Nunca havia comprado essa revista (e acho que não volto a comprar), mas, me chamou atenção a capa com  a foto do Jimmy Page que estava escrito: “Os 100 Maiores Guitarristas de todos os tempos”. Eu como professor de guitarra fui logo comprando.

Quanto ao conteúdo da revista achei normal, sempre existe coisas boas (como a pequena entrevista com Dave Grohl do Foo Fighters) e muito lixo também.

Mas confesso que a capa me incomodou  (Os 100 Maiores Guitarristas de todos os tempos), nada contra, mas eu não gosto desse tipo de coisa. Qual o parâmetro que é usado pra definir que um guitarrista é maior que outro? Primeiro que guitarra não é um esporte não tem como dizer quem é melhor, poderíamos fazer uma lista de quem vendeu mais discos, fez mais shows,  quem é o mais alto (rsrs), sei lá, mas criar uma lista com 100 nomes internacionais e 30 nomes brasileiros é piada (não, é comercio mesmo), embora concorde com 99% dos nomes que estão ali. No entanto é injustiça deixar de fora dessa lista nomes como: Wes Montgomery, Allan Holdsworth, Pat Metheny, Hélio Delmiro etc.

Lógico que o título tem que ser chamativo, mas achei exagerado. “100 Grandes Guitarristas de todos os tempos” talvez seria mais justo do que “Os 100 Maiores”. No entanto gostei muito da matéria, aprendi bastante sobre a história da guitarra. Recomendo pra quem gosta de música comprar a revista.

P.S. Eu li o nome do Chimbinha na pag. 68 mesmo?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...