quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Ensina-nos a Orar




Súplica Cearense
Oh! Deus, perdoe este pobre coitado
Que de joelhos rezou um bocado
Pedindo pra chuva cair sem parar
Oh! Deus, será que o senhor se zangou
E só por isso o sol arretirou
Fazendo cair toda a chuva que há
Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho
Pedir pra chover, mas chover de mansinho
Pra ver se nascia uma planta no chão
Oh! Deus, se eu não rezei direito o Senhor me perdoe,
Eu acho que a culpa foi
Desse pobre que nem sabe fazer oração
Meu Deus, perdoe eu encher os meus olhos de água
E ter-lhe pedido cheinho de mágoa
Pro sol inclemente se arretirar
Desculpe eu pedir a toda hora pra chegar o inverno
Desculpe eu pedir para acabar com o inferno
Que sempre queimou o meu Ceará


"E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros... Mt. 6:5 (NVI)

 
O que mais vejo hoje é hipocrisia, principalmente quando ouço alguns pastores orarem, usam palavras que nem eles entendem, outros querem mostrar quanta autoridade tem, impondo sua voz de maneiras exageradas, outros dando ordens em Deus, para mostrar que tem mais "intimidade".
Aí vem um baiano chamado Waldeck Artur de Macedo (Gordurinha) e nos dá um exemplo que para orar não é preciso ser formado em teologia, basta sinceridade. Deus não quer ouvir o quanto conhecemos sobre ele, Ele quer ouvir o quanto estamos dispostos a aprender com ele. Essa oração em forma de música nos dá um exemplo de humildade, diferentemente do que ouço por aí, uns "caras" achando que mandam em Deus.

Outro exemplo é o de Abraão, sim ele mesmo, o pai da fé em Gn. 18: 27 “Sei que já fui muito ousado a ponto de falar ao Senhor, eu que não passo de pó e cinza.” (leia partir do v. 17). Aqui Abraão chega até Deus de uma forma diferente do que ensinam hoje. Pesquise outras orações na bíblia e você verá que as pessoas chegam diante de Deus com muita reverência, e não o intimidando.
Desculpe por não colocar uma música gospel da atualidade, porque só tenho visto pessoas orando de pé e exigindo de Deus “bênçãos”, “vitórias”, “conquistas”, "honras" etc.
Com certeza existem belas canções evangélicas que também falam oração, mas essa música mostra uma pessoa que não caiu na “rotina da oração”, diferentemente de outros (me incluo nesses outros) que quando oram, não percebem que estão na presença do Pai.
Deus ensina-nos a orar. Esse é um pedido antigo mais muito atual.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...