terça-feira, 27 de setembro de 2011

Emocionalismo - A Droga Gospel

emoc Para Martin Lloyd-Jones emocionalismo é: "...um estado e uma condição em que as emoções estão descontroladas."

É fato que a música interage com nosso cérebro e mexe com nossas emoções; imagine o que seria dos filmes se não fosse a música? É a música que nos induz às emoções como: tristeza, medo, alegria, raiva ou até mesmo a sensação de final de filme.

Acredito que como várias outras coisas a música pode ser usada para o bem e para o mal.

As pessoas nunca precisaram tanto do uso das drogas, sejam elas lícitas ou não, neste mundo conturbado que vivemos ela já faz parte da vida da maioria das pessoas, essas drogas podem ser álcool, cigarro, crack, remédios, e até mesmo música.

Nas igrejas não tem sido diferente, estão usando recursos para levar as pessoas ao emocionalismo, você sabia quando uma nota musical é prolongada por um certo tempo mexe com nossas emoções a ponto de nos levar ao choro? Você já reparou na tonalidade de voz usada pelos "ministros" de louvor? Você já reparou as letras das músicas que estamos cantando em nossas igrejas? É triste dizer, mas, tudo é levado para tirar as pessoas do controle, usando recursos musicais (na maioria das vezes não proposital), mudando o tom de voz e cantando letras que massageiam nosso ego.

Paulo disse que nossos cultos deveriam ser racionais, hoje o que vemos são pessoas totalmente fora de controle, não pensem que eu sou contra um culto animado, acredito no poder e na obra do Espírito Santo, o que eu não acredito é nesses acontecimentos mirabolantes que dizem ser o Espirito Santo.

(Certo dia liguei a televisão numa emissora "gospel" aqui em Minas e vi uma cantora chorando depois de um momento de "louvor", mas não um choro normal, um choro "sentido" como de uma pessoa voltando a realidade depois de sair de um transe, ela estava fora de si.)

Esses recursos causam um certo alivio nas pessoas (como toda droga), causa uma sensação de dever cumprido, do tipo: "Não saí da igreja vazio", mas estão enganados, pois saíram mais vazios do que entraram, apenas se aliviaram com a "droga gospel".

Quer saber se sua igreja é viciada em emocionalismo? Não é difícil identificar, na hora do louvor cante duas músicas diferentes, uma que não usa esses recursos e apenas adore o Nome de Deus (Grande é o Senhor ou Alto Preço etc), apenas cante não force nada; e outra que use bastante recursos emocionais e exalte o ego das pessoas (me recuso a dar sugestões ... rsrs). Se a igreja ficar apática à primeira música e se empolgar na segunda, saiba que é uma igreja viciada e precisa ser curada, e como todo vício você irá encontrar dificuldades para se livrar dele, no entanto há algumas possíveis soluções.

  • Escolha músicas que só exalte a Deus, evite músicas do tipo: Deus vai fazer vingar seus inimigos, vai desentulhar seus poços etc.
  • Em alguns cultos faça o momento de louvor só com um instrumento (violão ou teclado) isso incentivará a igreja a cantar. Não se esqueça o louvor tem que ser congregacional, a igreja é o principal, não o ministrador ou outra pessoa do louvor.
  • Músicas com melodias "cantantes", ou seja, que a igreja tem facilidade de cantar, isso não significa que a melodia tem que ser simplista, pois existe melodias simples que a igreja não consegue cantar, assim como há melodias mais complexas que são fáceis pra cantar. A melhor forma de descobrir isto é testando.
  • Prefira músicas com a harmonias que dão mais movimento a música, que não ficam repetindo sempre a mesma sequência de acordes. Se possível tente fugir de clichês: Am F C G ou C G Am F em qualquer tonalidade.

São apenas sugestões, não existem receitas prontas quando o assunto é igreja,  pois cada uma tem sua individualidade.

Muito cuidado ao escolher o repertório, isso influencia diretamente na saúde espiritual da igreja.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...