sábado, 10 de maio de 2014

Religiões que produzem fariseus e fracos na fé

clip_image004[1]Contudo, tenham cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos.
1 Coríntios 8:9

Este e outros versículos têm sido usados para, em nome da religião, tirar a liberdade das pessoas.

Temos que  diferenciar fracos na fé de fariseu hipócrita.

Se quiser saber mais sobre liberdade leia este texto: Falsa Liberdade.

Os fortes na fé são aqueles que, assim como Paulo, entendem que o reino de Deus não é comida, nem bebida, nem roupa, nem acessórios etc., é só Cristo como alvo.

Já fracos, são os supersticiosos, pessoas que estão novas na fé que trouxeram toda carga de superstições de onde vieram.

Fariseus era o principal grupo religioso na época de Jesus, eram pessoas preconceituosas que viviam para julgar qualquer um que agisse diferente de seus costumes. Hoje representado por pessoas que são velhos de igreja e se dizem fracos na fé. Foi contra essa turma de religiosos que Jesus fez seu mais duro discurso (Mt. 23).

Existem religiões de tudo que é jeito, a esmagadora maioria delas são extremamente moralistas e farisaicas com suas imensas listas de regras a serem cumpridas.

Geralmente baseiam estas regras em versículos bíblicos. Se você tirar um versículo do contexto você pode criar a bizarrice que quiser.

Quando discutem com você sobre essas regras geralmente falta-lhes argumentos, pois, a maioria não tem conhecimento nenhum da bíblia, e quando tem é conhecimento de doutrinas humanas e não de Cristo. São argumentos fáceis de serem derrubados (2 Co. 10:5), ai sobra o último argumento que é da desculpa do “fraco na fé”, isso para não admitir seu preconceito.

Exemplificando: Imagine que a pessoa ache errado usar roupas com tecidos diferentes, então ela usa Levítico 19:19 para te provar que ele está certa. Mesmo se você explicar e ela entender sua explicação ela dirá: “Nós não devemos usar por causa dos fracos na fé”. Ora, essa definição de “fraco na fé” pode ser usada pra qualquer coisa. Veja:

Não posso usar bermuda porque tem gente que acha que é errado, não quero fazer ninguém tropeçar.

Não posso usar barba porque tem um grupo que acha que é pecado.

A mulher não pode pintar nem cortar o cabelo, se não pode escandalizar alguém.

Futebol, cinema, teatro, shows etc. etc. etc., nem pensar.

Resumindo: Passe a vida tentando a agradar homens e alimentando os preconceitos deles.

Não é isso que Paulo escreveu aos romanos, pelo contrário, Paulo escreveu que não era para os “fortes” desprezar os “fracos”, nem os “fracos” julgar os “fortes”, pois, quem julga e acusa não é forte nem fraco, é fariseu (isto digo eu, e não Paulo rsrs). E também não é para pessoa ser “fraca” para o resto da vida, essa não é a intenção, ele escreveu essas coisas não foi para tirar a liberdade de ninguém, mas, para eles não ficarem se confrontando com discussões tolas. É só ler Gálatas 2 para você ver que Paulo é totalmente contra esses costumes malucos que tiram a liberdade.

Outro dado importante, quando a pessoa não era desta determinada religião, ela não via mal nenhum em usar roupa de dois tecidos diferentes (voltando ao exemplo), ela só passou a ver mal nisto quando começou a frequentar este ambiente religioso, então ela foi enfraquecida por esta religião, antes esta pessoa suportava as diferenças, agora ela faz parte das que julgam.

A bíblia ensina a ser moderado, equilibrado, sóbrio. Não é para ninguém julgar ninguém, apenas aceitar as diferenças, se você concorda ou discorda de algo, que isso não seja pedra de tropeço pra ninguém, que não se torne centro de discussões, Paulo não proíbe ninguém de nada, quem come carne coma e não desafie o outro, o que não come, não coma, e não julgue o que come (Rm. 14:3), simples assim,  embora os líderes religiosos prefiram enfraquecer as pessoas para ficar debaixo do seu julgo (Mt. 23:4).

O que posso dizer é que hoje em dia, com as informações e com uma cultura mais globalizada e menos religiosa, temos pouquíssimas pessoas que podem ser consideradas fracas na fé (isso em nosso país), o que mais tem é fariseu preconceituoso e moralista.

Cuidado com religiões que julgam pela aparência, essas, são formadoras de supersticiosos e preconceituosos.

Jesus é diferente, ele é o verdadeiro Pastor, Ele não aprisiona dentro do aprisco, mas, leva para fora, para liberdade. (Jo. 10:2-4)

Quem está preso na religião não tem como entender essas palavras, irá procurar lógica, para eles, tem que tirar a liberdade para as ovelhas não fugirem.

Só quem é livre e reconhece a voz do verdadeiro Pastor pode entender essas palavras.

Liberdade sempre.

Interessou? Leia:

Mateus 15:7-14 (O que contamina é o quem vem de dentro) / Atos 10:9-48 (A visão de Pedro) / Romanos 14:22 / Gálatas 2 (O esculacho de Paulo em Pedro) / Gálatas 5:1-6 /1 Coríntios 6:12 / 1 Coríntios 10:23 (os religiosos invertem esses versículos e afirmam: Nada é permitido, mas algumas coisas lhe convêm) / Colossenses 2:16-23 / Colossenses 3:15 / Tito 1:15.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...