sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Música Secular - O que a bíblia diz?

musicbibliaDurante anos as igreja evangélicas foram radicalmente contra seu membros ouvirem músicas seculares, hoje, graças as pessoas que resolveram abrir suas mentes, melhorou muito, no entanto ainda existem algumas.

O objetivo desse texto não é mudar sua opinião, e sim fazer você pensar mais sobre o assunto. 

Preferi não usar termos técnicos ou qualquer outra explicação que exija um conhecimento prévio em música, quis deixar o mais curto e simples possível sem perder a essência.

Há quem diga que ouvir música secular é pecado, outros dizem apenas que não convém (1Co. 10:23), quanto a ser pecado a bíblia não diz nada a respeito, embora algumas pessoas tiram versículos do seu contexto pra se justificar;  e quanto ao segundo argumento depende da pessoa, se você não se sente bem ouvindo música secular, então não ouça. Mas isso é individual, algumas pessoas não se sentem bem jogando futebol, indo a praia, ou até mesmo usando uma bermuda, mas isso não pode ser generalizado.

Música e Letra

A música é formada por melodia, harmonia e ritmo, em algumas são colocadas letras; quanto à música não existe nenhuma restrição na bíblia, até porque música é uma organização de sons, que foram criados por Deus, sim, todo som foi criado por Deus, esse não passa de ondas que viajam até nossos ouvidos fazendo vibrar nosso tímpano. E a bíblia diz para louvarmos com todos os instrumentos (Sl. 150).

Quanto a letra sim, existem letras seculares e evangélicas que são boas, como também existem letras ruins, há aquelas que falam aos nossos corações e nos incentivam a levarmos uma vida melhor. Exemplo:

Ensina-me (Asaph Borba)

Ensina-me amar,
Mesmo quando só há ódio ao meu redor
Ensina-me a dar,
Mesmo quando não há nada a receber
Ensina-me aceitar
Tudo o que tens preparado para mim
Confiando que tudo está nas Tuas mãos,
E que tudo vem de Ti Jesus.
Ensina-me adorar
Mesmo quando há pranto em meu coração
Também a perdoar
Como a mim tens revelado o Teu perdão
E que eu possa ter mais sede de ti conhecer melhor,
Cada dia mais vontade de estar ao teu redor
Escutando teu falar, sentindo teu amor,
vivendo junto a Ti Senhor

Essa música ensina o amor, bondade, aceitação e perdão.

Outras nos incentivam a viver (fisicamente,psicologicamente e espiritualmente). de forma pouco saudável. Exemplo:

Que pescar que nada

Já paguei quem eu devia
Graças a Deus eu tô sossegado
Eu pus o burro na sombra
E tô levando até meu cunhado
Enchi o tanque do carro
Comprei cigarro e uma pinga boa
Juntei a "traia" de pesca
Vai ser uma festa lá na lagoa

Falei pra minha patroa
Que a farra é boa
E bem comportada
Eu vou com os alguns amigos
Não tem perigo nessa parada
Não ponho a cara pra fora
Nem jogar bola ela quer deixar
O jeito que tem agora
É falar pra ela que eu vou pescar

Que pescar que nada
Vou beijar na boca
Ver a mulherada na madrugada
Ficando louca

Que pescar que nada
Vou matar a fome
Lá ninguém se mete
Lá vai ter sete pra cada homem

Uma música que incentiva a mentira, o adultério, o exagero com a bebida alcoólica  e a prostituição. Duvido que o autor dessa música gostaria que a filha dele fosse uma das sete.

Ainda existem outras que não falam nada com nada, são apenas palavras, que tem até a aparência boa, mas não leva a reflexão nenhuma. 

Faz Chover

Eu vejo uma pequena nuvem
Do tamanho da mão de um homem
Mas este é o sinal
Que a Tua chuva vai descer

Faz chover, faz chover
Abre as comportas do céu

Se pedirmos Jesus virá
Como chuva descerá
Se pedirmos Jesus virá
Então clame, então grite, então chame por Ele

Qual a conclusão que você tira dessa música? Imagina uma pessoa não evangélica a ouvindo , o que ele vai entender?

Para letra ser boa ela não precisa falar só de Deus, mas pode falar: 

Só se for evangélico?

Em primeiro lugar não é porque leva o título de evangélico que é bom,  alguns dizem: “A letra não é totalmente bíblica, mas pelo menos é evangélico”. Se fosse assim teríamos que dizer:  “Ele roubou e matou a vítima, mas pelo menos é evangélico”.

O que está ERRADO, não importa se é evangélico ou não, está ERRADO. E o que está CERTO, não importa se é ou não evangélico, está CERTO.

Outra questão. Alguém pode argumentar: “A música tem uma letra bíblica, mas, quem canta não é evangélico”. Tudo bem, mas você concorda que se o cantor tem que ser evangélico os músicos, produtores, compositores e toda equipe envolvida nas gravações e nos shows também não deveriam ser? Mas na maioria dos casos não são, sempre tem um ou mais profissionais na equipe que não são evangélicos. 

Pense...

Mesmo que você não concorde com nada que eu escrevi anteriormente e continue achando que ouvir música secular é pecado ou que não convém, quero te fazer algumas perguntas.

Você assiste filmes seculares? O que faz quando começa a tocar as músicas? Dá mute na televisão?

O que faz quando vai a algum ambiente e começa a tocar músicas seculares? Tampa os ouvidos? 

E quando começam a cantar o “Hino Nacional” ou “Parabéns pra Você”? Sai correndo?

Concorda que se você pensa que não convém ou é pecado, em nenhuma dessas situações seria bom você ouvir músicas seculares.

Não sejamos hipócritas....

O que mais acontece é que algumas pessoas dizem não ouvir música secular no carro ou em casa, mas sentam o traseiro no sofá e ligam a televisão naqueles programas que nada tem a acrescentar (principalmente sábado e domingo a tarde) e não só ouvem como também assistem as piores músicas possíveis, aquelas bem escrotas e de preferência com muita bunda rebolando, e ainda chegam no domingo a noite e ficam dando lição de moral. A vocês eu deixo um versículo.

“Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.” Mateus 7:5

Não sou a favor de ninguém ouvir música de péssimo gosto, seja evangélico ou não, faça um favor a você mesmo, assista um bom filme, documentário ou ouça uma boa música.

Ah! O que a bíblia diz sobre música secular?

Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. João 1:3

Para Deus não existe música secular ou sacra, apenas MÚSICA, cabe a nós selecionar o que ouvimos. Lembre-se nem tudo que tem título de evangélico é bom, e nem tudo que tem título de secular é ruim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...