segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Falsa Liberdade

fl Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai".
Romanos 8:15

Desde quando o homem é homem a religião tem escravizado muitas pessoas, acabado com suas vidas, prendendo-as num casulo onde só ela existe. Essas pessoas vêem suas vidas irem por água abaixo, mas, não conseguem se libertar da religião. Já vi casamentos se acabarem, briga entre pais e filhos, briga entre familiares, e o motivo chama-se: fanatismo religioso. Toda e qualquer pessoa que se levanta contra a religião dela é considerada um inimigo. Elas até vêem o mal que a religião está fazendo, mas não admitem, se sentem presas mas não conseguem ver as algemas. Esse é o escravo da religião.

Mas existe outro tipo de pessoa que se acha livre; aquele tipo que diz: "Eu faço o que quero quando quero". Esses criticam sem piedade os religiosos, os chamam de ignorantes, e levam a vida voltada para sua liberdade.

O conceito de liberdade tem se deturpado, acham que liberdade é fazer o que quer, mas, se você faz o que quer você não é livre, você está preso ao seu "querer", ou seja, você é tão escravo quanto o religioso. Quem faz o que quer não olha para o próximo, só vê a si mesmo, e acha que está fazendo bem para si e acaba com sua própria vida.

Mas qual é o conceito de liberdade? Se não faço o que não posso sou escravo, mas se eu faço o que quero também sou escravo. 

Paulo fala do Espírito que não nos escraviza e ainda nos recebe como filhos, esse Espírito nos liberta de qualquer escravidão.  Diz também  em 1 Coríntios 10:23 "Tudo é permitido", mas nem tudo convém. Tudo é permitido", mas nem tudo edifica." 

O principal conceito da liberdade é: não fazer o que posso, não fazer o que faz mal a minha saúde física, psicológica, e se não faz bem a essas também não faz à saúde espiritual. Liberdade é poder tudo, mas não querer tudo. É pensar no próximo antes de tomar uma decisão, é pensar se vai fazer mal a você mesmo. 

Quando comecei a pensar assim muita coisa mudou. Eu sei que posso acordar mais tarde e comer o que eu quiser mas, mudei minha alimentação e comecei a praticar exercícios físicos, pois aprendi que convém cuidar da minha saúde física. Poderia trabalhar mais e ganhar melhor, mas,  estou tentando melhorar minhas condições de trabalho, para levar uma vida menos estressada, pois sei que isso fará bem a minha saúde psicológica. E tudo isso reflete na minha vida espiritual.

O Espírito que recebemos não veio para nos prender a nada, mas libertar de tal maneira que mesmo sabendo que podemos fazer de tudo, ele nos guia (Rm. 8:14) para fazermos só o que fará bem a nós e ao nosso próximo.
Seja Livre!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...