terça-feira, 6 de maio de 2014

Fé ou superstição? O que move você?

patuc3a1s-22

Vamos aos termos. Segundo o Aurélio superstição é o “sentimento religioso baseado no temor ou na ignorância, e que induz ao conhecimento de falsos deveres, ao receio de coisas fantásticas e à confiança em coisas ineficazes; crendice”.

A bíblia define fé como “a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” (Hb. 11:1)

Existem vários textos na bíblia que servem para representar o que é fé, gosto muito deste texto:

Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança.
Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.
Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:
Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente.
Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal.
Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal.
Salmos 37:3-8

Esta diferença entre fé e superstição, geralmente aparece quando as pessoas se encontram em alguma dificuldade. Seja qual for o problema, elas tendem a serem supersticiosas. Quando Paulo pediu três vezes para que fosse  tirado um espinho na carne (a discussão sobre o que seria o espinho não vem ao caso agora), ele ouviu foi que a graça de Deus lhe bastava.

Diferentemente de Paulo, as pessoas supersticiosas se desesperam no meio dos problemas, ai superstição aparece, pois, ao invés de entregar nas mãos de Deus, confiar e descansar, as pessoas começam a procurar tudo que é recurso religioso para resolver seus problemas, campanhas, promessas, votos, começam a frequentar tudo que é culto, como se Deus fosse recompensar seus esforços, mas, Ele só disse para confiar e descansar, ora, quem confia descansa e quem não confia, fica o tempo todo lembrando a Deus o que fazer, e todos os dias em suas orações ou rezas repetem a mesma coisa, isso só ressalta a falta de fé.

A superstição nos faz agir, e da maneira errada. Quantos desempregados preferem ir a campanhas religiosas do que entregar curriculum ou fazer um curso profissionalizante?

A fé nos faz descansar, e isso não é comodismo, se eu tenho um problema vou tentar resolver, mas, o fardo da culpa de não conseguir resolver eu não carrego, o que está no meu alcance eu faço, mesmo no meu esforço eu descanso, se descanso é porque confio; se confio, é porque entreguei nas mãos de quem sabe o que realmente é melhor pra mim.

Tenho um problema de saúde, nada grave, mas costuma incomodar, confesso que nunca pedi a Deus que me curasse, só pedi para fazer a vontade Dele, tenho até vergonha, tantas pessoas passando por situações muito piores, prefiro pedir para elas, afinal o que é um probleminha nessa vida perto da eternidade?

Eternidade? Sim, quem tem fé não se desespera, pois, sabe que existe eternidade, o que é uma doença, uma dificuldade financeira ou familiar aqui no espaço-tempo diante do que tem preparado para nós?

Depois que deixei a religião de lado e aprendi a ter fé apenas em Jesus, perdi o medo de viver, e até de morrer, vivo pela fé, sem medo do amanhã.

Pela fé eu posso suportar uma doença seja qual for a gravidade.

Pela fé eu posso suportar a pobreza.

Pela fé eu posso assim como Jó perder tudo.

Pela fé posso morrer, “porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor”.

Isto é fé, o resto é superstição. Afinal, o que te move?

Interessou? Leia: João 20:29 / Atos 7:54-60 / Atos 14:21-22 / Filipenses 4:10-14 / Filipenses 1:21 / Hebreus 11 (geralmente citam esse capitulo só para falar dos milagres, mas esquecem do v.13) / 1 João 4:18

Esse são algumas passagens que vieram rapidamente em minha mente, se você pesquisar verá muito mais exemplos de fé. Lembrando que as pessoas citadas acima eram gente como a gente, nada de especial. (Tiago 5:17)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...