quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Hoje é Dia da Bossa Nova e Tom Jobim

Hoje é dia de Bossa e Tom Jobim. No dia que nasceu um dos maiores gênios da música mundial também se comemora o dia da bossa nova.

Como a maioria dos guitarristas comecei tocando rock, mas duas músicas mudaram meu conceito sobre música, “Sozinho” interpretada por Caetano Veloso, e “Wave” de Tom Jobim. A primeira quando toquei pela primeira vez estava no auge e eu começando a tocar, quando toquei os acordes senti que era aquilo que eu queria, mas sem muita informação na época (ou seja sem internet) não consegui ir além. Depois, já em São Paulo estudando música, toquei “Wave”, foi amor a primeira vista, a partir daí me apaixonei por música brasileira.

Não conheci nenhum estilo como a Bossa Nova, complexa, mas agradável aos ouvidos de qualquer pessoa, tanto que no show do Stevie Wonder no “Rock in Rio” o momento mais emocionante do evento foi aquela multidão cantando “Garota de Ipanema”, dando uma prova que a “Bossa Nova” não sai de moda.

Infelizmente hoje a música brasileira está sendo representada no exterior por Michel Teló e por uma música que embrulha o estomago de qualquer pessoa que tenha um mínimo de critério. Mas a “Bossa” ainda continua em alta no mundo inteiro, menos no Brasil, aliás só o brasileiro que não gosta de música brasileira (estou falando de Música), prefere músicas midiáticas.

Viva! João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Marcos Valle, Carlos Lyra, Baden Powell, Nara Leão, Luiz Bonfá, Roberto Menescal, Newton Mendonça, Milton Banana, Toquinho, Miúcha, Elis Regina, Johnny Alf, MPB4, Sergio Mendes etc. Viva a Bossa Nova!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...