quinta-feira, 29 de março de 2012

O Maior Milagre do Universo

Por Lázaro Soares de Assis *

INTRODUÇÃO

Seguramente o novo nascimento é, por assim dizer, o maior milagre do Universo. Algo tremendo e maravilhoso que ocorre na vida daquele que se achega a Cristo, atendendo a Seu chamado.

Mas, o que vem a ser, de fato, este novo nascimento?
Por que ele é tão importante assim?

Neste pequeno estudo, procuramos responder a estas questões, dando uma pequena olhada no que a Bíblia nos ensina acerca de tão palpitante assunto.

1. DEFININDO O TERMO

Demóstenes dizia muito bem, quando afirmava que “conhecimento começa com definição”. Portanto, vamos tentar definir novo nascimento.

O termo novo nascimento (ou o sinônimo regeneração) vem da língua grega, palingenesia, formado por dois termos também gregos, pálin, "de novo" e genesia, "nascimento". Ou seja, nascimento de novo.

Por isto, costuma-se definir regeneração como o ato soberano e misericordioso de Deus, através do qual o pecador que se volta para Cristo é feito nova criatura (2Co 5:17). No original grego, lemos kaine ktisis, ou seja, nova construção, ou ainda novinho em folha!

É evidente que as Escrituras se referem a uma grande transformação operada em todos aqueles que se tornam crentes. Essa transformação é inseparável do arrependimento para com Deus e da fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

a) A importância do novo nascimento

A importância do novo nascimento reside em duas grandes verdades:

1) sem ele, não há acesso à família de Deus; e

2) sem ele, não existe meio de haver acesso ao Reino de Deus.

Vejamos: O acesso à família de Deus se dá da mesma forma pela qual é obtido acesso às famílias humanas: por geração ou nascimento. Em ambos os casos, é necessário que haja comunicação de vida e natureza. No caso do nascimento espiritual, trata-se da comunicação da vida eterna e da natureza divina (Jo 1:12).

Por outro lado, a regeneração ou novo nascimento é a porta de entrada ao reino de Deus. Para quem não tiver essa experiência, a porta há de permanecer inevitavelmente fechada e o homem eternamente separado de Deus (Is 59:2).

Cristo salientou a importância dessa doutrina, nas palavras que usou em Sua notável entrevista com Nicodemos. Cada vez que Ele declarou a condição, empregou a expressão enfática "em verdade, em verdade". Desse modo, Jesus mostrou que o novo nascimento não é questão facultativa e sim absolutamente obrigatória (Jo 3:3-5).

b) O significado do novo nascimento

Para entendermos bem o que é novo nascimento, é preciso antes que esclareçamos o que ele não é.

Primeiro, novo nascimento não é o batismo, nem decorre dele, nem está relacionado com ele. O batismo é para novos nascidos, mas ele não produz o novo nascimento (ver At 8:13,14,18-23; 10:44-48; 11:12-14; 1Co 1:14; 4:15).

Em segundo lugar, novo nascimento não é reforma - não é um passo externo, natural, para a frente, um "mudar de religião", "passar a crente" (veja Jo 3:3-6). Nicodemos era expoente da crença e do ensinamento farisaicos que põem grande ênfase sobre a conformidade externa com a lei; mas Jesus disse, em substância: "É insuficiente a conformidade externa, quer com os requisitos cerimoniais ou morais. Somente a regeneração pode satisfazer à necessidade do homem e à exigência de Deus". A conformidade externa é da carne, a regeneração é do Espírito; a conformidade externa parte da vontade do homem, mas o novo nascimento é produzido por Deus.

2. O SIGNIFICADO DO NOVO NASCIMENTO

Mas, então, o que é novo nascimento?

Primeiro, novo nascimento é uma geração espiritual (2Pe 1:4). O nascimento é a condição básica da vida. Sem nascimento, não existe vida. O nascimento físico proporciona vida física, biológica (grego bios); o novo nascimento produz vida eterna (grego zoe - cf. Jo 10:10). Por outro lado, toda criança tem pai. Ora, se nasci de novo, Deus Se tornou meu Pai - agora sou Seu filho (Jo 1:12). O novo nascimento é isto: uma geração espiritual. Somos gerados, não da vontade da carne, mas do Espírito (Jo 1:13).

Em segundo lugar, novo nascimento é uma revivificação espiritual (veja Ef 2:1,5,6). A situação do homem não regenerado é de morte espiritual. Assim como um cadáver, ele está destituído de vida. Com o novo nascimento, ele é revivificado espiritualmente e a vida de Deus é implantada nele. Ele sai de um estado de morte, para um estado de vida! Aleluia!

Em terceiro lugar, novo nascimento é uma transladação espiritual, ou seja, uma mudança de lado. Veja Cl 1:13 e Jo 5:24. Quando nascemos de novo, somos arrancados do império das trevas e da morte e transportados para o Reino do Amor de Deus. Somos tirados das trevas e trazidos para a luz!

Em quarto e último lugar, novo nascimento é uma criação espiritual. Ou, em outras palavras, a regeneração é um ato sobrenatural da parte de Deus. Não é uma evolução, mas sim a elevação à outra potência. É uma criação de Deus (Ef 2:10).

CONCLUSÃO

O Novo Nascimento é o maior milagre do Universo.
A mudança radical na vida de um ser perdido e sem esperança, que o torna filho de Deus por adoção, cidadão dos céus por Sua graça e candidato eleito a morar na Nova Jerusalém
pelos merecimentos do sacrifício do Filho de Deus!

* Lázaro Soares de Assis (revlazaro@bol.com.br) é Ministro do Evangelho. Apascenta a Comunidade Batista Monte Moriá (cobam@bol.com.br), em Ipatinga, Minas Gerais. É fundador e diretor da FATEM, Faculdade de Teologia Monte Moriá (fatem@bol.com.br). Além de Bacharel em Teologia, Filosofia Cristã, e Educação Religiosa, possui Mestrado em Teologia com Especialização em Aconselhamento Pastoral. É ainda Doutor em Divindade e Teologia e PhD em Filosofia e Ciências da Religião.
Desejando convidar-lhe para ministrar a Palavra, entrar em contato por meio de um dos endereços eletrônicos alistados acima.

Vi no:http://atosdois.com.br/print2.php?codigo=4423 (esse site não pertence ao Pr. Lázaro)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...