segunda-feira, 6 de maio de 2013

A música tocava e não importava quem cantava

Lembro da minha infância, interior de minas, igreja com poucos recursos, mas, uma coisa me encantava: a música. Nessa época ouvia a música na igreja e não tinha a menor noção de quem a cantava ou de qual disco era (isso mesmo disco) e isso não fazia a menor diferença, não era necessário saber de quem era, se estava na moda, se era a mais tocada, o que importava era que quando ouvia sentia paz.
Me incomoda muito o fato da letra ter perdido a importância na música cristã, geralmente se escolhe a música pelo arranjo ou se o cantor fulano de tal é quem canta, ou se toca na rádio etc. Não há o mínimo de preocupação com a letra e com que a música transmite. Já escrevi um artigo falando que as igrejas estão viciadas em emocionalismo baratohttp://www.feemusica.net/2011/09/emocionalilsmo-droga-gospel.html e isso me tira a motivação de ouvir os “louvores” nas igrejas, as músicas não tocam mais os corações, as letras não penetram na alma, o que temos são músicas que não dão para ser tocadas apenas com um violão, tem que ter um super arranjo de tão vazias e fúteis que são, porque a música quando toca de verdade não precisa nem de instrumento, basta uma voz.
É isso, a música tocava, e tocava em nós de tal forma que o compositor, cantor, instrumentista, arranjador etc, ficavam em segundo plano.
Algumas músicas que me tocam:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...